Blog | Educação, Relacionamentos & Gestão de pessoas RSS

Coach, felicidade, Gabriel Carneiro Costa, Não me iluda! -

Tudo o que eu faço, ou não, gera as minhas experiências. E hoje percebo que as experiências são as minhas maiores fontes de confiança e autoestima. Uma mensagem motivacional pode, sim, gerar entusiasmo, um momento de confiança, ou até mesmo me encorajar a fazer algo que eu estava procrastinando. Mas ela sozinha não se sustenta por muito tempo, caso as minhas experiências reais tenham gerado, em mim, uma consciência inversa àquela mensagem.

Ler mais

Disciplina, Educação, Içami Tiba -

Meu filho é mal-educado, mas não foi isso que lhe ensinei! Uma queixa comum das mães é a de que o filho adolescente xinga e maltrata outras pessoas. “Não foi isso o que eu lhe ensinei”, garantem elas. Mas tal comportamento não começou de uma hora para outra; ele denuncia que os pais deixaram de ensinar que não importa o nível socioeconômico, cultural e profissional, todas as pessoas merecem respeito; ou, então, o costume de outra pessoa o inspirou. De qualquer maneira, quando o jovem agiu de forma errada, os pais não o corrigiram adequadamente. Mas sempre é tempo para melhorar, pois nada está condenado a ser sempre igual.

Ler mais

Adolescentes, Família, Leo Fraiman, Meu filho chegou à adolescência, Pais e filhos -

Se os pais excluem da rotina diária comportamentos, atitudes e palavras do mundo dos adultos, podem acabar perdendo a confiança dos filhos e a autoridade perante eles. Se um pai se veste, fala, conversa e argumenta exatamente no mesmo tom dos amiguinhos dos filhos, como pode esperar que estes lhe deem o devido respeito?

Ler mais

Educação, Içami Tiba, Pais e filhos, Quem Ama Educa -

No que se refere aos estudos, os pais precisam buscar soluções mais eficazes do que simplesmente achar que, por frequentar uma boa escola, o filho estará aprendendo.  Para a criança, talvez isso até seja verdade, mas não necessariamente para o adolescente. A aprendizagem depende do que ele quer aprender, se ele acha gostoso ter conhecimentos. Aprender é como comer. Estudar e comer não são caprichos, mas obrigações. A comida alimenta a saúde física, e o estudo alimenta a saúde social.

 

Ler mais

Adolescentes, Família, Içami Tiba, Juventude & Drogas -

Felicidade é saber superar frustrações, pois não há como satisfazer todos os desejos. E o desejo pelo prazer é muito grande. Ele pode até ser saciado, mas a saciedade aos poucos vai passando, e nós continuamos a desejar mais e mais.

Ler mais