Educação, Família, Içami Tiba, Pais e filhos -

A vida quer desempenho (por Içami Tiba)

Educar para formar vencedores Içami Tiba Educação livro Integrare

 

Escovar os dentes, guardar brinquedos, não gritar com ninguém, fazer lição de casa, deixar em ordem o que foi usado – e outras obrigações do dia a dia – devem ser previamente combinadas com o filho único, incluindo quais as consequências se as regras forem descumpridas.

 

Filhos poupados são menos competentes do que os que já se viram sozinhos. E a vida profissional exigirá muito desse filho.

Em geral, os pais procuram poupar os filhos dos compromissos. Mas o preparo para a vida exige o máximo dos filhos. E a vida corporativa exige uma visão de 360 graus. Cumprir tarefas é o mínimo que se pede, mas o filho pode fazer muito mais.

          As empresas hoje estão trabalhando naquilo que as pessoas vão precisar no futuro – elas anteveem o que nem sabem que lhes será essencial – sem o qual se torna difícil viver. Tal empenho em relação ao futuro deve ser muito maior com os filhos únicos, pois estes têm mais tendência ao ócio.

 

Filhos únicos têm mais tendência à ociosidade. Mas a vida não quer nem saber se ele é filho único ou não. Quer desempenho.

A sociedade, porém, não está preocupada se o cidadão é filho único ou não, quer resultados. Assim, aquele que, além de cumprir o combinado, oferece mais do que lhe foi pedido, consegue melhor performance.

 

Livro: Educar para formar vencedores, de Içami Tiba. Editora Integrare. 

Educar para formar vencedores Içami Tiba Educação livro Integrare


2 comentários

  • Silvana da Silva Leite

    Admiro demais a obra de Icami Tiba. Tem me ajudado a criar sozinha dois filhos.

  • Monica

    Quero aprender a educar meus filhos

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados