Conflitos nada mais são do que oportunidades de mudanças! (por Maria Tereza Maldonado)
Os conflitos fazem parte da vida de todos nós e acontecem até nos relacionamentos mais harmônicos. Mesmo sem perceber, no decorrer do dia fazemos vários acordos na família, na escola e no trabalho. Porém, apesar de nossa prática de lidar com as divergências, podemos aprender a resolvê-las de modos mais eficazes.
Nesse mundo em transição, um dos grandes desafios é encontrar caminhos para prevenir a ocorrência dos conflitos destrutivos.
É preciso superar a visão de que resolver disputas define quem ganha e quem perde, porque isso limita as possibilidades de encontrar saídas criativas que permitem encontrar soluções satisfatórias para todos os envolvidos. A capacidade de resolver conflitos com eficácia e agilidade – por consenso, conciliação, negociação, mediação, arbitragem – é, cada vez mais, um recurso indispensável à nossa sobrevivência. Porém, isso depende da disposição de todos os envolvidos, no sentido de trabalhar em colaboração e corresponsabilidade, aprendendo a atacar os problemas sem atacar as pessoas. Precisamos aprender a aumentar nosso poder de transformar desentendimentos, divergências e até mesmo conflitos potencialmente destrutivos em terra fértil para gerar soluções satisfatórias para todos.
Para isso, é preciso olhar o conflito como oportunidade de mudança e de melhoria nos relacionamentos, aprimorar nossos recursos de comunicação e ter disposição para encontrar os pontos em comum nas divergências. É isso que torna possível construir acordos satisfatórios para todos os envolvidos e melhorar a qualidade dos relacionamentos.
Todos nós somos capazes de resolver conflitos e podemos aprimorar nossa habilidade nesse sentido!
Livro: O bom conflito – Juntos buscaremos a solução, de Maria Tereza Maldonado. Editora Integrare.