Alfredo Simonetti, O nó e o laço, Relacionamento -

Da paixão ao amor... um momento de decisão (por Alfredo Simonetti)

Livro; O nó e o Laço; amor; paixão; relacionamento; Alfredo Simonetti; Editora Integrare.

 

A passagem da paixão ao amor é da ordem do tropeço: é sempre desconcertante descobrir que as coisas mudaram. Por mais que se saiba que isso costuma acontecer na maioria dos relacionamentos, quando as coisas esfriam um pouco ou se tornam muito complicadas, os amantes se surpreendem: “Hum? Como assim? O que é que aconteceu com a gente?”. Este é um momento importante, é um momento de decisão.
          Pode ser um ponto final, ou então um ponto de mutação. Às vezes a relação termina aí, mas, muitas vezes, é exatamente nessa hora que acontece uma transformação, uma mudança para outro tipo de relacionamento.
          As coisas podem não ser mais como antes, mas cada instante tem seus encantos, e cabe aos amantes ir além dos desencantos do fim da paixão e descobrir as trilhas do novo amor.
          O amor pode não ser paixão, mas tem a ver com ela, não é a ausência dela: existem no amor momentos de paixão, só que mais calma e mais duradoura.
          Paixão, por definição, é sentimento em ápice, é como uma montanha, vai subindo, subindo até um pico lá no alto, e depois vai descendo, descendo, e finda. Um gráfico da paixão é agudo, intenso, mas também é breve e com final certo: termina. Por outro lado, o gráfico do amor lembra mais uma cordilheira, uma cadeia de montanhas entremeadas de vales, planícies e platôs, é longo, flutuante e de final aberto: não é tão certo o que vai acontecer.

Livro: O nó e o Laço – Desafios de um relacionamento amoroso, de Alfredo Simonetti. Editora Integrare.

Livro; O nó e o Laço; amor; paixão; relacionamento; Alfredo Simonetti; Editora Integrare.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados