Dor de cabeça, o que ela quer com você? (por Dr. Mario Peres)
A dor é um sistema de defesa do organismo, num sinal de alerta do corpo para que haja um reequilíbrio antes perdido. É um aviso para que o indivíduo se retire de um ambiente inadequado, tóxico, potencialmente lesivo. Em última análise, a dor aparece para que haja uma adaptação do meio interno com o meio externo, do organismo com o meio ambiente. A dor de cabeça, assim como todas as demais dores, está inserida nesse contexto.
Então, uma das principais perguntas quando sofremos de dor de cabeça é: o que ela quer com você? Por que esse sistema de extrema importância, que é o nosso sistema de dor, está sendo acionado?
A maior doença da humanidade é o seu comportamento, é o seu estilo de vida totalmente fora dos propósitos para que foi feito o nosso corpo. Sedentarismo, sono inadequado, alimentação ruim, ingestão de tóxicos (cigarro, álcool, drogas), estresse, sobrecargas de trabalho, preocupações excessivas, cobranças exageradas, enfim, uma série imensa de fatores leva-nos a sair da linha.
A dor é também um dos sistemas de defesa do organismo, ela existe para sinalizar, avisar o organismo de que algo pode ameaçar a sua integridade.
É um sinal de alerta para os seres vivos que não pode ser desconsiderado.
Livro: Dor de cabeça – O que ela quer com você, de Dr. Mario Peres. Editora Integrare.