
Basta ser gostoso que é bom? (por Içami Tiba)
Basta ser gostoso que é bom?
Quando pergunto aos jovens por que usam maconha, é comum ouvir a resposta: “Porque é bom”. Se pergunto por que é bom, invariavelmente eles dizem: “Porque é gostoso, porque dá prazer”.
Nesse diálogo, como vemos, transparece a confusão de critérios entre bom/mau e prazer/desprazer. Bom ou mau é um critério racional que o ser humano estabeleceu por meio da teoria e da prática, à medida que algo faz bem ou mal para a vida. Prazer/desprazer é um critério pessoal de sensação física, não depende de nível social, cultural e econômico, de estado civil nem de outro critério racional, pois pode-se dizer que faz parte do instinto de sobrevivência do ser humano.
A fome, por exemplo, é desprazerosa. Obriga o ser vivo a buscar a saciedade que acaba com esse sofrimento. Portanto, comer é bom e dá prazer. Mas nem tudo que é bom é prazeroso. Tomar uma injeção intramuscular de penicilina não é algo que dê prazer; pelo contrário, é muito dolorido. Mas é bom porque acaba com a infecção.
Assim, nem tudo que é gostoso é bom. As drogas são prazerosas, isto é, dão prazer aos seus usuários. Mas depois chega uma fase em que o uso serve apenas para aliviar o sofrimento causado pela falta da droga. Portanto, deixa de ser prazeroso. Enfim, a droga não é boa mesmo que ela dê prazer.
Um verdadeiro guia para pais, professores e prossionais da saúde, alertando, de maneira poderosa, contra os perigos do uso e do abuso de drogas. Nesse sentido, esta obra vale tanto quanto uma campanha na televisão, ou mais, pela credibilidade de seu autor, Içami Tiba, que se tornou uma fonte de referência sobre o assunto e de popularidade inquestionável pela sua facilidade de comunicação. Içami Tiba sabe passar a informação preciosa para pais que não querem perder seus filhos para as drogas.
PAULO HEISE
Presidente da Associação Parceira Contra as Drogas

Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, realizou mais de 76 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias em clínica particular. Seus 20 títulos ultrapassam 1,5 milhão de vendas. Proferiu mais de 3.200 palestras, no Brasil e no exterior, para empresas nacionais e multinacionais, escolas, associações e instituições. Entre seus títulos publicados estão Quem Ama, Educa!, Adolescentes: Quem Ama, Educa!, Disciplina: Limite na Medida Certa, Seja Feliz, Meu Filho, Educação & Amor, entre outros.