Disciplina, Içami Tiba, Pais e filhos, Quem Ama Educa -

O comportamento estilo humano (por Içami Tiba)

 Livro; Quem Ama Educa; Içami Tiba; Integrare

Este estilo busca a felicidade e para isso as pessoas que o adotam integram disciplina, gratidão, religiosidade, ética e cidadania com vistas a sua sobrevivência, perpetuação da espécie, preservação do meio ambiente, formação de grupos solidários e construção da civilização.
          Dono do cérebro mais desenvolvido na escala animal, o ser humano tem inteligência e criatividade para superar conflitos, encontrar soluções novas para os problemas, sofisticar a saciedade dos instintos e transformar o meio ambiente em busca de melhor qualidade de vida.
          Se tiveram uma infância sofrida, os pais não vão desejar que suas crianças passem as mesmas privações. Tentam dar‐lhes o que não tiveram. O mérito de tais benefícios não cabe, portanto, aos filhos, que são apenas receptores passivos dessas compensações. Na infância, os pais sofridos comiam a asa e o pescoço da galinha enquanto seu grande e autoritário pai se fartava de peito e coxa. Pois agora esses pais dão peito e coxa aos filhos. E as crianças acham natural ter direito a peito e coxa, sem valorizar o gesto dos pais.
          Num comportamento humano, o filho arruma o que pode e a mãe apenas observa. O que ele não conseguiu arrumar sozinho, a mãe arruma, mas junto com o filho, ensinando‐o. O que importa é mostrar ao filho como cuidar de seus pertences e do ambiente em que vive, em nome de uma educação integrada. Crianças gostam de um elogio que mereçam – esse é o verdadeiro alimento da autoestima. Elogiar gratuitamente desvaloriza a pessoa.

Livro: Quem Ama, Educa!, de Içami Tiba. Editora Integrare.


 Livro; Quem Ama Educa; Içami Tiba; Integrare

 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados