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3 aspectos da transmissão da mensagem (por Daniela do Lago)

Livro; Feedback; Daniela do Lago; Integrare.

 

A maior fonte dos problemas gerados dentro de qualquer organização é a falta de comunicação.
          Tudo o que você diz para as pessoas pode gerar confiança ou colocá-las na defensiva. A comunicação eficaz demanda tempo, mas é produtiva e traz melhores resultados. Tenho certeza de que até mesmo o profissional irônico quer colher bons frutos em sua carreira, não é mesmo? Portanto, chega de ironia e vamos promover o entendimento na empresa.
          Para que seu feedback funcione, é importante fazer uso de suas habilidades de comunicação. Lembre-se:

• dos 3 aspectos da transmissão da mensagem:
1. O que você diz, isto é, as palavras que você usa, corresponde a 7% da mensagem;
2. A maneira como você diz, isto é, o tom de voz, a ênfase que você coloca nas diferentes palavras, o volume de sua voz e o ritmo em que você fala, corresponde a 38%;
3. Sua linguagem corporal, isto é, a expressão de seu rosto, o contato visual que você mantem com a outra parte e a postura de seu corpo, corresponde a 55% da mensagem.

          Muitas pessoas acham esse resultado surpreendente: a importância relativamente baixa dada às palavras, comparada à voz e à linguagem corporal. No entanto, a sua crítica pode ser estéril se a mensagem for transmitida por palavras que não estão respaldadas por voz e por linguagem corporal adequadas. Por exemplo, dizer “sua apresentação estava boa, mas você podia ter reservado mais tempo para perguntas” pode ser uma boa sugestão, uma boa crítica construtiva, mas pode parecer também, dependendo de seu tom de voz (sarcástico, por exemplo), um comentário destrutivo.

• de ouvir e observar, de recolher todas as informações e sinais de seu interlocutor: 
1. Concentrar-se ao máximo;
2. Manter sua mente aberta e livre de preconceitos;
3. Manter-se calmo – a raiva é uma barreira para uma boa compreensão;
4. Demonstrar que você está prestando atenção, balançando a cabeça e procurando olhar de frente a pessoa;
5. Refletir sobre as ideias apresentadas e as inventariar, usando suas próprias palavras. Novamente, isso mostra que você está prestando atenção e o ajuda a averiguar se você entendeu a mensagem corretamente.

• de perguntar eficientemente para:
1. Obter as informações necessárias para o entendimento dos pontos principais. Por exemplo, pergunte “o que está impedindo você de terminar seu relatório no prazo estabelecido? Qual é exatamente o problema?”;
2. Ajudar o interlocutor a trabalhar os problemas. Por exemplo, pergunte “como Fulano se sentiria ao ser excluído do projeto que estava desenvolvendo com sua equipe? De que outra forma você poderia fazê-lo compreender que seu trabalho estava abaixo dos padrões desejados?”.

          Cuidar dos canais de comunicação é quase que meio caminho andado para o sucesso na forma de dar feedback. Não é o que você fala, e sim como você fala que irá determinar o sucesso ou fracasso na hora de fazer uma crítica a outra pessoa.

Livro: Feedback – Receita eficaz em 10 passos, de Daniela do Lago. Editora Integrare.

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