A incapacidade generalizada de ouvir (por Daniela do Lago)
Primeiro compreender, para depois ser compreendido. A escuta ativa é uma arte perdida nos dias de hoje, em que todos querem falar, é raro aquele que se propõe a ouvir verdadeiramente o que o outro está dizendo.
Ao criticar o comportamento de uma pessoa, entenda que nem sempre você entendeu da forma como realmente aconteceu. Por isso é muito importante perguntar o porquê das coisas: qual razão levou o indivíduo a ter determinado comportamento perante o evento.
Inúmeros casos de injustiça acontecem quando a pessoa interpreta o fato ao invés de apenas descrevê-lo e aguardar o posicionamento do outro. Não seja você a cometer uma injustiça com alguém, portanto ouça! Mas, não basta ter ouvidos para ouvir o que o outro diz. Escutar é uma arte e nem todo mundo sabe como fazê-lo da maneira correta: é processar o que se está escutando, dar um significado e fazer um esforço para tentar compreender, e até mesmo se sentir no lugar do outro, a partir daquilo que está sendo compartilhado.
Existe uma incapacidade generalizada de ouvir de verdade o outro e isso ocorre por uma sutil arrogância presente em todos nós por, no fundo, nos acharmos mais interessantes.
Livro: Feedback – Receita eficaz em 10 passos, de Daniela do Lago. Editora Integrare.