Alguém já te falou sobre o que você poderia fazer para se desenvolver e crescer profissionalmente? (por Daniela do Lago)
Quando falamos sobre comportamento, estamos falando de pessoas. E cada pessoa é um universo, um mundo complexo e quase que desconhecido. É natural, e até louvável, que exista a preocupação de não magoar, de não ofender, de se colocar no lugar do outro. Mas é necessário entender a importância em separar a pessoa do profissional.
Quando se dá um feedback, a intenção não deve ser inibir um comportamento ou ameaçar, e sim, direcionar, mostrar quais são as expectativas, discutir o problema e dizer os porquês, ajudar o indivíduo a tomar conhecimento de algo que, muitas vezes, não foi adequadamente percebido, ou simplesmente reforçar um comportamento positivo ou uma atitude correta, o que também é fundamental para manter a autoestima e autoconfiança do indivíduo.
É responsabilidade de cada um buscar seu próprio desenvolvimento, não há dúvidas quanto a isso, mas acredito que ainda não esteja claro, para alguns gestores, que faz parte de sua função a responsabilidade de desenvolver pessoas.
Para o gestor, o feedback fornecido dos seus subordinados, superiores ou colegas é também de extrema relevância para o seu próprio desenvolvimento profissional.
Assumindo que a maior dificuldade em lidar com o feedback seja a preocupação em não magoar ou não criar um clima ruim, gostaria de propor uma reflexão:
• A omissão ou a falta de transparência gera um clima bom?
• A subjetividade, a falsidade ou a politicagem deixam as pessoas mais felizes e proporciona um ambiente mais agradável?
• O que nos impede de tratarmos os profissionais como seres humanos capazes de entender o que é espera- do deles, para que contribuam com os objetivos propostos pela empresa em que trabalham?
• Você pode imaginar que hoje uma empresa possa progredir sem considerar o feedback dos clientes, fornecedores, consumidores?
• Será que o problema é mesmo como os outros irão receber o feedback ou o fato de que você mesmo, por não saber lidar com ele, imagina que é o outro que não está pronto?
Acredito ser fundamental a compreensão de que o feedback é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento pessoal e, por consequência, para a melhoria dos processos e resultados organizacionais. É um processo interligado, pois com o crescimento profissional o indivíduo estará mais apto e com mais chances de realizar os objetivos propostos pela organização.
Livro: Feedback – Receita eficaz em 10 passos, de Daniela do Lago. Editora Integrare.