Analisa de Medeiros Brum, Endomarketing, Endomarketing de A a Z, Gestão de pessoas, RH -

Bendito seja o público interno (por Analisa Brum)

Livro; endomarketing; marketing; gestão; RH; empresa; carreira; liderança; empreendedorismo; Analisa Brum; Integrare

 

Walt Disney disse: você pode criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisará de pessoas para transformar o sonho em realidade.
“O endomarketing pressupõe que toda pessoa precisa saber e sentir que é necessária, mas isso nem sempre é possível.”
          Hoje, por uma questão de custo, muitas empresas somente conseguem fazer a comunicação interna de massa, colocando todas as pessoas dentro de um mesmo patamar, independentemente de cargo ou função.
          Quando, no cotidiano, há referência ao indivíduo, transparece a ideia de unicidade. Quando alguém nos pede: “respeite a minha individualidade”, parece dizer: “repare, sou diferente de você e quero ser visto como tal”.
          Ser um indivíduo é, portanto, ser igual a si mesmo, diferente do outro. Estamos vivendo a era do indivíduo. O marketing direto está cada vez mais especializado em atingir diretamente o indivíduo plural, múltiplo e complexo. Neste caso, não há um padrão, mas muitos padrões, tantos quanto indivíduos. Cada indivíduo é um padrão.

No marketing interno, embora os canais, instrumentos e ações sejam planejados para atingir coletivamente grupos de funcionários, segmentados de acordo com a estrutura da empresa, deve haver esforços no sentido de fazer com que a pessoa se sinta única. Determinadas mensagens podem e devem ser direcionadas ao indivíduo e não à massa.

Existem empresas que utilizam correspondências individuais endereçadas aos funcionários, enviadas para suas residências, onde mensagens assinadas pelo presidente informam decisões e fatos importantes da vida da empresa.
          O texto pode ser o mesmo para todos os funcionários, mas o instrumento individual e o envio para a casa de cada um estabelecem e representam diferença.
          Quando o endomarketing começou a existir em nosso país como uma estratégia de gestão, a expressão “público interno” era igual a “empregados”. Hoje, além dos diferentes cargos e funções, existem diversos segmentos de público interno dentro de uma mesma empresa. São eles:

  • Empregados contratados;
  • Profissionais terceirizados;
  • Aposentados;
  • Consultores;
  • Acionistas;
  • Família;

Portanto, são vários tipos de público interno que podemos encontrar numa empresa, dependendo do seu porte e segmento de atuação.

Livro: Endomarketing de A a Z – Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa, de Analisa Brum. Editora Integrare

Livro; endomarketing; marketing; gestão; RH; empresa; carreira; liderança; empreendedorismo; Analisa Brum; Integrare


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados