Cuide bem de sua imagem profissional (por Max Gehringer)
Qualquer profissional, não importa o cargo nem se ocupa um cargo, precisa estar sempre construindo uma imagem positiva. No médio e no longo prazos, essa imagem terá muita influência em oportunidades e promoções. Acontece que muitos profissionais, tecnicamente competentes, acabam se complicando na carreira porque ficam marcados por atitudes que poderiam ter sido facilmente evitadas. Vamos a uma lista das cinco principais:
1.Prometer demais. É o famoso “deixa comigo”. Na hora da promessa, todo mundo fica impressionado. Mas, se os resultados ficarem abaixo das promessas, mesmo que tenham sido bons, a imagem que fica é de alguém que não cumpre o que promete.
2.Falar sem ter certeza. Por exemplo, em reuniões, citar números na base do chute. Ou passar uma informação adiante sem ter conferido se ela estava correta. Com o tempo, isso gera falta de confiança e cria a imagem de alguém inconsequente.
3.Argumentar sem necessidade. Muita gente não quer perder uma discussão por nada neste mundo, mesmo quando concordar não cause nenhum estrago. Essa é a diferença entre a persistência, que é positiva, e a teimosia, que é negativa.
4.Esquecer de quem ajudou. Isso ocorre quando alguém é elogiado por um trabalho e não menciona os colegas que contribuíram para que tudo saísse bem feito. A imagem que fica é a do individualista mesquinho.
5.Criticar o trabalho alheio. Alguém que sempre acha um defeito no que os colegas fazem ganha fama de invejoso, ou de cricri.
Fazer uma dessas cinco coisas, de vez em quando, é até normal. Mas fazer qualquer uma delas, repetidamente, acaba criando um rótulo. Que gruda e não sai mais. Evidentemente, as pessoas que ficam rotuladas sempre atribuem a estagnação na carreira a outros fatores, como colegas sem noção e chefes incompetentes. É claro que, na vida corporativa, imagem não é tudo. Mas na hora de uma promoção é, pelo menos, a metade. Por isso, não permita que suas chances de se tornar chefe sejam prejudicadas por detalhes que você pode facilmente evitar.
Livro: Aprenda a ser chefe – Um manual de dicas e sugestões para chefe presentes e futuros, de Max Gehringer. Editora Integrare.