Marketing pessoal: aprenda a vender a si mesmo! (por Daniela do Lago)
Ninguém atinge o sucesso sozinho. Sempre precisamos do apoio de pessoas-chave ao longo do caminho. Essas pessoas, porém, não são obrigadas a saber que você vale a atenção e o apoio delas, você precisa convencê-las disso!
A sua falta de habilidade em “vender o seu peixe” não está impactando negativamente suas conquistas na vida?
Descrevo a seguir algumas dicas para você potencializar ainda mais seu marketing pessoal:
- Conheça seus pontos fortes, e fracos e busque potencializar e mostrar os fortes e melhorar os fracos. Só se conhecendo plenamente é que terá segurança para vender seu peixe na empresa.
- Procure saber o que o mercado precisa para assim se atualizar e se tornar mais competitivo. Esteja a par do valor de mercado de sua atividade profissional. Sabendo quanto vale seu “passe” no mercado é que poderá negociar melhores condições dentro da própria empresa ou alcançar novas posições em outras organizações.
- Faça adaptações do seu currículo de acordo com quem vai recebê-lo, para torná-lo mais eficiente. Reveja regularmente seu currículo para mantê-lo atualizado e competitivo.
- É importante que goste de se relacionar e se sinta bem com pessoas de outras áreas. Procure manter contatos profissionais com outras empresas e, também, com empresas de recolocação para não perder oportunidades.
- Pense em um plano de desenvolvimento para sua carreira para os próximos cinco anos. Assim ficará atento às oportunidades que poderão te deixar mais perto de suas metas.
- No trabalho, busque visibilidade. Seja o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário.
- Tenha paciência para entender a dinâmica da empresa. Nem sempre as promoções acontecem na velocidade que você imagina ou acredita merecer.
Marketing pessoal é um hábito, e você precisará de tempo para se habituar com esta nova maneira de agir em sua vida, portanto, corra!
Livro: Despertar Profissional – Dicas práticas de comportamento no trabalho, de Daniela do Lago. Editora Integrare.