Analisa de Medeiros Brum, empresa, Endomarketing, Endomarketing Estratégico, RH -

Ninguém motiva ninguém (por Analisa de Medeiros Brum)

Livro; Endomarketing Estratégico; Analisa de Medeiros Brum; Editora Integrare; Marketing; Endomarketing; RH; Empresa; Carreira

 

É essencial que o endomarketing aconteça com base em duas premissas. Primeira: o alinhamento total à estratégia da empresa; Segunda: a coerência com o momento que a empresa está vivendo.
           Além disso, para ser estratégico, o endomarketing precisa levar em consideração a transparência como a essência de todo o processo, o alto nível de expectativa do público interno – que exige uma qualidade cada vez maior – e, principalmente, o fato das pessoas estarem altamente conectadas, interagindo nas redes sociais e tendo acesso a todo o tipo de informação.
          Outro diferencial do endomarketing estratégico é não focar apenas no objetivo da motivação, nem assumi-la como de sua total responsabilidade.
          A motivação pode ser definida como “movimento para a ação”. É o sentimento (estado de espírito), que gera o movimento feito por uma pessoa no sentido de empreender ou fazer algo. Entretanto, a motivação tem que ser vista como um movimento interior, ou seja, como “uma porta que se abre por dentro”, pois existem dois fatores distintos que a compõem:

FORÇA INTERIOR – Representa, pelo menos, 50% da motivação. Estou me referindo à capacidade de automotivação que cada ser humano possui e que depende de uma série de aspectos, entre eles os genéticos e ambientais. As pessoas possuem uma capacidade maior ou menor de automotivação e isso influencia fortemente na sua relação com o trabalho.

FATORES EXTERNOS – São os outros 50% da motivação e podem ser definidos como tudo aquilo que uma empresa faz pelos seus empregados: incentivos, benefícios, oportunidades de desenvolvimento e de crescimento, reconhecimento, ambiente saudável, boa liderança e outros.

Ao entendermos a complementaridade entre força interior e fatores externos, chegamos à conclusão de que nenhuma empresa pode se responsabilizar por 100% da motivação de uma pessoa, pois, pelo menos 50% dependem do elemento humano, ou seja, da sua capacidade de automotivação. Uma empresa pode assumir apenas os outros 50%.
          O psicólogo americano Abraham Maslow foi mais longe, dizendo que “ninguém motiva ninguém”. A sua crença era de que quem se motiva é a pessoa, a partir do que ela pretende atingir.

Livro: Endomarketing Estratégico – Como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores, de Analisa de Medeiros Brum. Editora Integrare.

Livro; Endomarketing Estratégico; Analisa de Medeiros Brum; Editora Integrare; Marketing; Endomarketing; RH; Empresa; Carreira


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados