Os três pilares que sustentam uma carreira (por Max Gehringer)
O caminho para uma chefia se inicia no primeiro minuto do primeiro dia no primeiro emprego. Vamos então começar com uma palavra que acompanhará uma carreira do princípio ao fim, não importa quantos anos ela irá durar: credibilidade. O grau de sucesso de um profissional depende diretamente de quanto as pessoas acreditam nele. As carreiras empacam no exato ponto em que colegas ou superiores perdem essa confiança. Mas é importante não confundir credibilidade apenas com sinceridade. Ser sincero é um dos pilares que sustentam a credibilidade, mas não é o único. Há outros dois.
O segundo é o pilar do conhecimento. É preciso que você demonstre que possui plenas condições técnicas para fazer seu trabalho. E isso significa nunca deixar de estudar, de aprender, de se atualizar e se aperfeiçoar. E o terceiro pilar é o da execução. O profissional adquire credibilidade ao fazer mais do que se espera dele, em termos de tempo e de objetivos. Essa capacidade de executar bem é que faz a fama de profissionais que dão a impressão de ser capazes de resolver qualquer problema que lhes for passado, sem necessidade de cobranças superiores durante o processo.
Finalmente, é bom ter em mente que ser um profissional com credibilidade não significa que todo mundo irá concordar com ele o tempo todo. E, no início da carreira, pode ser que bem poucas pessoas estejam dispostas ao menos a escutá‑lo. Por isso, e para começar a merecer a confiança geral, ele deve começar prestando muita atenção ao terceiro pilar, o da execução, porque é o mais fácil de ser avaliado com dados concretos.
Livro: Aprenda a ser chefe – Um manual de dicas e sugestões para chefe presentes e futuros, de Max Gehringer. Editora Integrare.