Por que (ainda) estou desempregado? (por Daniela do Lago)
O que determina o sucesso de uma pessoa na conquista de um emprego é a sua atitude comportamental. Atitude expressa na ação de procurar novos conhecimentos, se qualificar, desenvolver habilidades, correr atrás das oportunidades, desenvolver bons relacionamentos, saber se comunicar e transmitir uma imagem de confiança, competência e responsabilidade.
O emprego não “cai do céu” na maioria dos casos, pelo contrário, e claro que você já deve ter percebido que o mercado de trabalho é muito competitivo. A contratação é resultado de preparação, conhecimento, habilidade, percepção de oportunidade e da sensibilidade do candidato.
Com base nisso, procurei observar alguns passos importantes de pessoas que, mesmo vivendo em tempos de crise e escassez de oferta de emprego, não ficaram reféns daquela realidade e conseguiram reverter o desemprego.
- Ter presença virtual: não é mais segredo que os costumes de seleção mudaram, que não basta preencher currículos nos sites das empresas e esperar ser chamado para as vagas. As organizações modernas possuem critérios de recrutamento rápidos e eficientes. Por isso, estar presente e manter-se atualizado nos sites de empregos de maior demanda e, claro, nas redes sociais, são requisitos indispensáveis para quem deseja ter acesso às empresas. Isso também implica conhecer o ciclo de atualização delas e visitá-las frequentemente.
- Manter-se atualizado: uma vez estando desempregado, este profissional assume de imediato a necessidade de manter-se atualizado. Dependendo do cargo procurado ou da situação do mercado, aconselho a visitar sites e publicações relacionados às novidades de sua área de atuação. Vale a ressalva de que você não precisa esperar ficar desempregado para se atualizar!
- Cultivar uma mente aberta: esta é uma das atitudes mais importantes, pois impulsiona o profissional desempregado a explorar outras alternativas diferentes de sua experiência ou especialidade, oferecendo a oportunidade de se arriscar em outras áreas onde possa trabalhar de forma competente. Essa atitude facilita sua inserção no mercado de trabalho e permite manter sua mente mais ativa e motivada.
- Melhore a cada dia: o desempregado altamente efetivo está em busca constante de melhoramento de sua imagem, vocabulário e linguagem corporal, se autoavalia, conhece suas fraquezas e forças, luta para superar as primeiras e maximizar as últimas. Ele adianta-se às exigências do mercado e procura complementar sua experiência adquirindo novos conhecimentos, a fim de cumprir com os atuais requisitos de múltiplas habilidades e competências.
- Manter uma atitude positiva: ao invés de ficar desanimado, de muitas vezes sentir vergonha pela sua situação atual, ele continua alimentando sua autoestima, aprendendo com a situação e crescendo com ela. Adquira uma visão mais otimista da vida, busque seus objetivos com mais energia e determinação.
Portanto caro leitor, antes de seguir qualquer dica de emprego, cultive as atitudes comentadas, que, se praticadas, podem assegurar o sucesso na busca do seu novo emprego.
Livro: Despertar Profissional - Dicas práticas de comportamento no trabalho, de Daniela do Lago. Editora Integrare.