Carreira, comportamento, Daniela do Lago, Dicas, sucesso -

Socorro! Não sei dizer não! O que fazer? (por Daniela do Lago)

UP dicas carreira daniela do lago livro integrare

O profissional que não sabe dizer “não” é rápido em concordar com os outros, mas geralmente lento ao agir, deixa um rastro de desculpas e promessas não cumpridas. Embora não agrade a ninguém, ele faz de tudo para deixar os outros felizes.

Para agradar a todo mundo e evitar confrontos, a pessoa que não sabe dizer “não” concorda com tudo sem pensar no que está fazendo. Reage rapidamente às demandas mais recentes, mas esquece os compromissos anteriores, se sobrecarregando, até ficar sem tempo para si mesma. Então, ela acaba ficando ressentida.

Para driblar esse comportamento irresponsável, o ideal é que você consiga seguir as dicas abaixo:

Dica 1: Pare de querer agradar a todos!

Esse é o objetivo da pessoa que não sabe dizer “não”. Ela concorda com qualquer solicitação, sem pensar nas consequências. Como, em geral, promete muito e realiza pouco, ela deixa as pessoas furiosas.

A melhor forma de agradar é cumprir o que prometeu. Se já sabe que não terá tempo de fazer a tal tarefa, é melhor dizer “não” no momento do pedido. Seja firme e explique as razões pelas quais não poderá se comprometer com aquele pedido, naquele momento. 

Dica 2: Não tema a rejeição.

Quando as pessoas querem se integrar e temem a rejeição, fazem de tudo e se desdobram nessa busca pela aprovação. Elas não hesitam, por exemplo, em sacrificar suas necessidades pessoais para agradar aos outros. Entenda que você será muito mais aceito pelos colegas de trabalho e pelo chefe, se for verdadeiro e entregar aquilo que se comprometeu, do que dizer “sim” para tudo e não cumprir com o acordado.

Dica 3: Seja solícito com moderação.

A sensação de se sentir obrigado a fazer coisas para os outros colegas no trabalho também dificulta na hora de dizer “não”. Oferecer ajuda e esforçar-se para auxiliar os outros é uma grande virtude, mas isso não pode fazer com que você deixe suas próprias obrigações de lado. Nem sempre será possível abraçar todo o mundo, e você precisa se certificar de que está fazendo o melhor do seu trabalho, antes.

 

Tenha em mente que você está sempre dizendo “não” a alguma coisa. Se não é para coisas urgentes e evidentes na sua vida, provavelmente é para coisas mais fundamentais, mais importantes. Dizemos “sim”, ou “não”, para as coisas diariamente. Ou melhor, várias vezes por dia.

É preciso aprender a dizer “não”, para poder dizer “sim” mais tarde.

 

Livro: UP - 50 dicas para decolar na sua carreira, de Daniela do Lago. Editora Integrare.

UP dicas carreira daniela do lago livro integrare


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados