Sidnei Oliveira RSS

Carreira, Cicatrizes, Jovens, Mentoria, Sidnei Oliveira -

Muitos imaginam que, só por ser jovem, tem que ser necessariamente um talento, um potencial. Isso é um engano terrível e só contribui para atrasar o desenvolvimento e a maturidade. Talento não é exclusividade de uma etapa da vida, muito menos uma capacidade que se alcança apenas através do acesso à tecnologia e infraestrutura, ou ainda recursos educacionais modernos. Há um fator decisivo para que um talento se manifeste: um mentor apostar no jovem e auxiliá-lo no desenvolvimento de seu potencial.

Ler mais

Cicatrizes, Mentoria na prática, Sidnei Oliveira -

Por que apenas algumas pessoas buscam ser autônomas, enquanto grande parte dos indivíduos vivem vidas dependentes de circunstâncias favoráveis para agir? Muitos dos que afirmam sonhar grande se mantém paralisados diante de desafios circunstanciais, como se aguardassem alguma coisa acontecer para que seus sonhos se realizassem. Não amadurecer, não aprender a lidar com as renúncias e perdas, acaba não desenvolvendo todo seu potencial.

Ler mais

Gerações, Mentoria, Sidnei Oliveira -

O que é necessário é um novo modelo de relacionamento entre as gerações, em que os mais velhos substituam o papel de “executivos/operadores”, guardiães dos processos e zeladores dos resultados, para assumir uma nova carreira – a de líder educador – conhecido como mentor. Deixando todo esforço executivo para a geração mais jovem, que tem mais energia e mais habilidades para o atual contexto tecnológico. Essa conscientização também deve acontecer com os jovens, que mesmo tendo mais habilidades, precisam reconhecer que isto é apenas fruto de um cenário de superestimulação a que foram submetidos desde a primeira infância. E isso não os torna “especiais”.

Ler mais

Carreira, Cicatrizes, comportamento, Sidnei Oliveira -

Os gestores usam como referência sua própria realidade. Avaliam o jovem de hoje pela lente de sua juventude e estabelecem as diferenças comportamentais de forma crítica. Desta forma, é muito comum que os gestores reclamem da falta de comprometimento, seriedade e responsabilidade que os jovens demonstram no trabalho. Do lado dos jovens, a reclamação comum é da falta de confiança que os mais experientes demonstram, principalmente quando não há a delegação de tarefas mais relevantes, deixando para os mais jovens apenas as tarefas operacionais e de pouco impacto nos resultados. Esses jovens se sentem pressionados por uma realidade dura que não conhecem, e muitas vezes acreditam que não têm competências para lidar, por isso acabam contestando toda a realidade atual, exigindo novas atitudes na relação com o trabalho, ou então se mostrando relativamente paralisados diante das dificuldades.

Ler mais

Cicatrizes, Gerações, Mentoria na prática, Sidnei Oliveira -

Aprender a lidar com as próprias renúncias é fundamental para alcançar níveis maiores de maturidade, afinal, em grande parte das circunstâncias que nos envolvemos, somos obrigados a absorver as consequências de nossas escolhas. São justamente os aprendizados que obtemos das situações que escolhemos nos envolver, sejam elas positivas ou negativas, que ampliam a autossegurança, uma vez que, como resultado do aprendizado, desenvolvemos uma maior autonomia para situações análogas no futuro.

Ler mais