Analisa de Medeiros Brum, Carreira, Empresas, Endomarketing, Endomarketing Estratégico -

Você ainda cuida dos seus colaboradores da forma antiga? Cuidado! Temos um NOVO público interno (por Analisa de Medeiros Brum)

Livro; Endomarketing Estratégico; Analisa de Medeiros Brum; Editora Integrare; Marketing; Endomarketing; RH; Empresa; Carreira

 

Não estamos apenas vivendo um novo mundo. Estamos diante, principalmente, de UM NOVO PÚBLICO INTERNO, que não se mostra mais passivo como antigamente.

Ao contrário, é totalmente ativo e bem mais crítico, especialmente no que se refere à burocracia organizacional e às informações “tabu” – conteúdos que determinadas empresas têm muita dificuldade de abordar. Eu costumava dizer, nas minhas palestras, que o “mouse a mouse” era muito mais ágil do que qualquer processo de comunicação. Hoje, digo que o “dedo a dedo” é muito mais rápido do que qualquer processo de comunicação (os millenials digitam no celular com os dois polegares, enquanto que a geração X digita com os dedos indicadores).
          A verdade é que a tecnologia influencia tanto a comunicação informal quanto o processo formal, que é da responsabilidade da empresa. O fato do empregado estar permanentemente conectado e, consequentemente, muito bem informado, aumenta o seu nível de exigência em relação à informação que recebe, ou que gostaria de receber da empresa. Consequentemente, isso aumenta a necessidade da empresa compartilhar a informação certa, por meio do canal certo, na hora certa.
          Vejamos o que aconteceu com a informação nos últimos anos: há 500 anos, somente o clero tinha acesso à informação; há 300 anos, também os nobres; há 100 anos, também os ricos; há 30 anos, também os que moram nas grandes cidades e, desse período pra cá, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.
          No passado, a comunicação das empresas com seus empregados podia ser comparada a um jogo de boliche: a empresa atirava a bola e, depois, olhava para ver quem havia conseguido atingir. Hoje, tem que ser como um videogame: totalmente ativa, rápida, flexível e interativa.

Livro: Endomarketing Estratégico – Como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores, de Analisa de Medeiros Brum. Editora Integrare.

Livro; Endomarketing Estratégico; Analisa de Medeiros Brum; Editora Integrare; Marketing; Endomarketing; RH; Empresa; Carreira


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados